Utilidades Importantes
Listagem de telefones úteis de serviços publicos e de emergência no Brasil
Confira abaixo a lista de telefones úteis e emergência do Brasil
Copa do mundo Brasil 2014 - FIFA - TELEFONES DE SERVIÇOS PUBLICOS E EMERGENCIA NO BRASIL |
Em caso de as pressas procurar um numero de telefone de necessidade.de serviço publico, como; Correios, Aeroporto, Ambulancia, Hospital, Bombeiro, Policia, etc.
Os numeros abaixo Poderao serem discados gratuitamente em todo o Brasil, de telefones fixos e celulares.
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Sobre os numeros de emergencia
Tridígitos
Os códigos de três dígitos só podem ser utilizados para serviços de utilidade pública ou serviços públicos de emergência, e estão entre 100 e 199 na telefonia. As chamadas para números de emergência são sempre gratuitas, e as de serviços públicos podem ser cobradas ou não. Os números curtos favorecem a memorização pelo cidadão.
0800
Os 0800 podem ser utilizados para prestação de serviços por qualquer empresa, pública ou privada. Conhecidas pelo prefixo da chamada gratuita, as chamadas 0800 são cobradas à instituição que solicitou o número à Anatel.
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Pela internet
Alguns serviços tambem oferecem atendimento pela internet como por exemplo; O Disque-Denúncia. O SUS também fornece formulários online, com opções de anonimato, para dúvidas, denúncias, reclamações e sugestões. Confira abaixo a listagem dos telefone dos serviços com os numeros de telefones, e em alguns casos o site tambem:
Telefones de Extrema Emergência
Policia Militar - 190
Atende a chamadas de emergencia
Corpo de Bombeiros - 193
Atende a chamadas de emergencia
Polícia Rodoviária Estadual - 198
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Defesa Civíl - 199
Responsável em precauçao e socorrer a população em caso de desastres, incluindo chuvas e situações de risco de casa e predios.
Polícia Rodoviária Federal - 191
Fiscaliza rodovias e estradas federais para exercício do direito de locomoção de veículos.
Salvamar - 185
Serviço de socorro de pessoas e embarcações em situação de risco em alto mar dentro de territorio marítimo do Brasil. Salvamar Brasil - Comando de Operações Navais
www.mar.mil.br/salvamarbrasil
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Ambulancia - SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - pronto-socorro) - 192
Serviço médico publico por ambulancia em caso de emergências.
Disque Saúde / Ouvidoria do SUS - 136
Alem do atendimento por telefone o SUS também fornece formulários online, com opções de anonimato, para dúvidas, denúncias, reclamações e sugestões. O endereço para o registro de manifestações é http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1624.
A Ouvidoria do Sus, que desde 2011 funciona sob o tridígito 136, é um dos serviços mais utilizados pela população para esclarecimento de dúvidas, denúncias e reclamações. Em 2012, o serviço recebeu quase 2 milhões de ligações, dentre dúvidas sobre como deixar de fumar a questões sobre a Farmácia Popular.
No Disque Saúde, o atendimento pode ser feito por um atendente – que tem à mão um banco de dados para respostas – ou eletrônico, em que o usuário esclarece as dúvidas com o apoio de gravações. De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, as manifestações de usuários do SUS também são encaminhadas à Ouvidoria do SUS.
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Vanilda Alves explica que, além dos mecanismos tradicionais, o SUS promove uma ouvidoria ativa, procurando os cidadãos. Cada pessoa atendida pela rede recebe a Carta SUS para fazer uma avaliação e a confirmação do serviço prestado. Assim o cidadão pode conferir o que foi preenchido na ata médica e denunciar qualquer tipo de tratamento inadequado.
Gestantes que tenham tido partos em hospitais da rede do SUS fazem parte da Rede Cegonha. Elas recebem formulários para preencher cada detalhe do atendimento recebido – até mesmo de como foi o toque vaginal em cada parturiente.
Em casos de negação de marcação de exames, o usuário deve procurar o atendimento para solicitar uma revisão do processo no hospital. Gestores estaduais ou municipais são notificados e averiguam a demanda. Uma equipe do Ministério da Saúde acompanha a resolução dos pedidos e têm, no máximo, 90 dias para atender à solicitação feita.
Direitos Humanos - 100
Serviço para denúncias contra violência, abuso, agressões físicas e/ou psicológicas, abuso sexual, dados a: crianças, adolescentes, e adultos, deficiêncientes fisicos, moradores de rua, idosos, e pessoas LGBT.
Sobre o Disque Direitos Humanos
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Como um mediador, o Disque 100 encaminha para os órgãos responsáveis as denúncias, que são apuradas levando-se em consideração que o indivíduo pertence a um grupo vulnerável.
Central de Atendimento à Mulher no Brasil - 180
Serviço criado para auxilair as mulheres em direitos femininos, proteção, apoio psicológico à mulheres vitimas de violência, receber denúncias sobre cárcere privado e maus tratos, tráfico de mulheres, e exploraçao.
Sobre o Central de Atendimento à Mulher
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Criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Central de Atendimento à Mulher é um dos serviços utilizados para informações sobre direitos femininos, especialmente a partir da Lei Maria da Penha, em vigor desde setembro de 2006. Em 2012, a média da central foi de 2 mil telefonemas por dia. Dentre as 732.468 solicitações recebidas, cerca de 60% foram encaminhadas para a segurança pública (Polícia Civil, Militar e Bombeiros).
De acordo com Clarissa Carvalho, coordenadora da Central de Atendimento à Mulher, a sanção da Lei Maria da Penha ampliou o acesso e passou a pautar o atendimento do Disque 180. "Elas passaram a procurar o 180 em busca de informações mais específicas, já sabendo dos seus direitos", explica. As ligações já partiram de mais de 3 mil entre os 5.564 municípios do País.
A amplificação do alcance do Disque 180 também acontece quando são discutidos temas polêmicos de direitos femininos na mídia. De acordo com a coordenadora da central, a partir da veiculação da novela Salve Jorge, da Rede Globo, em outubro de 2012, o número de denúncias de tráfico de mulheres aumentou consideravelmente. A temática da novela, que tratava do tráfico de pessoas para o exterior, fez com que o número de denúncias ao 180 chegasse a 194 só nos três primeiros meses de 2013, enquanto em todo o ano de 2012 foram registrados 35 relatos de tráfico e em 2011, 58.
O atendimento a mulheres em situação de violência pelo Disque 180 ainda é restrito, já que, de acordo com os dados da SPM, a cada hora 243 mulheres são agredidas no País. Em apenas 4% dos casos as vítimas ou pessoas que presenciam a violência ligam para a Central de Atendimento.
O Ligue 180 é considerado pela SPM como uma forma de a mulher se familiarizar com seus direitos à saúde, justiça e segurança pública. Até o final de 2013, o serviço deverá ser ampliado e funcionar também como um disque-denúncia: Samu, Ministério Público e polícias Militar e Federal poderão ser acionadas imediatamente.
Não só mulheres podem ligar para o 180: qualquer um pode tirar dúvidas em relação aos direitos femininos e fazer denúncias, tendo o anonimato preservado. O serviço também chegou ao exterior: Espanha, Itália e Portugal podem fazer ligações gratuitamente – e deve chegar a mais 10 países até o fim de 2014.
Defensorias Públicas - 129
Serviço para tirar dúvidas sobre como e onde conseguir um defensor público e advogado gratuito, e como funciona esse serviço, orientaçoes, marcar o primeiro atendimento, como fazer e a documentaçao necessária.
Disque-Denúncia - 181
O serviço do Disque-Denúncia, atendem por telefone e pela internet. Os Disque-Denúncia (181), em muitos estados, aderiram à campanha "Rompa o silêncio – Clique aqui e denuncie" que estimula o registro de denúncias anônimas através da internet. Para fazê-lo, o cidadão deve buscar um serviço de segurança pública do seu estado. Disque-Denúncia www.disquedenuncia.org.br
Telefones de serviços públicos uteis
Correios - Serviços 0800-725-7282
Serviço de envio de cartas e encomendas. Esse número é especifico para os seguintes serviços: informações sobre serviços dos Correios e produtos, buscar Ceps, disque coleta, telegrama fonado.
Correios - Reclamações - Sugestões 0800-725-0100
Site do Correios
Receita Federal (Receita Fone) - 146
Serviço público para que cuida de imposto de renda, CPF, tributos fiscais, fiscalização tributaria. Esse numero serve para tirar dúvidas.
Procon- 151
Serviço público para proteção e defesa dos direitos dos consumidores. Esse numero serve para tirar dúvidas, fazer uma denúncia, ligue no número, operações de fiscalização de preços abusivos, garantia de produtos e serviços, e propagandas enganosas.
Ouvidoria do Ministério Público - 127
O número serve para denúncias de crimes ambientais, danos ao patrimônio público, desrespeito ao Código do Consumidor, abusos de autoridade e crimes como trabalho análogo á escravidão.
Fonte de apoio de dados; Portal do Governo do Brasil 30/09/2013
http://www.brasil.gov.br/governo/2013/09/centrais-de-atendimento-orientam-o-cidadao-sobre-seus-direitos-basicos
Lista de telefones úteis de serviços publicos e de emergência no Brasil ( Copa do mundo Brasil 2014 - FIFA )
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